top of page

Natal faz com que 40% do comércio varejista tenha expectativa de melhores vendas



O Natal é a melhor data de vendas para o comércio varejista. É um período de confraternizações, mundialmente comemorado com trocas de presentes. Levados pelo apelo emocional da data, os consumidores são envolvidos por um clima festivo e de convívio, criando um momento positivo e de grandes expectativas. A data tem como característica a multiplicação de efeitos, pois movimenta diversas cadeias produtivas, cabendo a cada uma oportunizar o seu negócio.


Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou esta pesquisa, com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do estado, com vistas a aproveitar o ambiente de negócios gerado pelo Natal.


A data impacta 77,2% do comércio varejista do estado. Neste ano, 40,0% dos empresários esperam melhores resultados frente ao ano passado. Ainda, 17,2% esperam resultados iguais a 2022, em que 61,4% desses disseram ter ficado satisfeitos e 37,1% insatisfeitos. Entre os diversos motivos apresentados para as expecitavidas de melhora nas vendas, os que mais se destacam são expectativa/confiança, aquecimento do comércio e valor afetivo da data.


Contando com a preparação para a data, 32,2% já receberam todas as encomendas e 43,7% já fizeram os pedidos e apenas estão aguardando-os chegar. A expectativa de 68,1% dos empresários é que a maior movimentação se dê às vésperas da data, na segunda quinzena de dezembro.


Nesse período, o pagamento que vai se destacar é o crédito. Os produtos para compras em lojas físicas que devem ter mais saída de acordo os segmentos abordados na pesquisa são: produtos alimentícios (carnes, pannetone, vinhos, cervejas, etc), roupas e móveis (camas, guarda-roupa, sofá, mesa, etc)., nesta ordem, enquanto nas vendas on-line roupas aparecem em primeiro lugar, seguido de produtos alimentícios, móveis e calçados.


Confira a pesquisa na íntegra:

Expectativa de Vendas - Natal 2023 1
.pdf
Download PDF • 532KB


48 visualizações0 comentário
bottom of page